FATOS POLICIAIS

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

MANOEL JÁCOME DE LIMA



Natural de Alexandria-RN, nascido em 28 de julho de 1888, filho de José da Costa Lima e Maria Zeitercia de Jesus.
Faleceu em Natal-RN, no dia 22 de outubro de 1980

VICTOR RAFAEL DO NASCIMENTO MENDES

MARTA MARIA PONTES FEITOSA CHAVES

Nascido no sítio Várzea, pertencente ao município de Alexandria (RN), Manoel Jácome de Lima (1888-1980), conhecido popularmente como Professor Duba, foi um dos renomados e (re)conhecidos professores da década de 20. Ingressou no magistério público do Estado do Rio Grande do Norte no ano de 1918, iniciando seu ofício como professor na Escola Isolada Masculina do grupo Escolar “Coronel Antônio Fernandes”, na cidade de Luiz Gomes (RN). Em 1919 foi promovido a professor de 2ª Classe e transferido para o Grupo Escolar “Almino Afonso” (Martins, RN), permanecendo até 1936, ano no qual foi transferido para a cidade de Areia Branca (RN) para lecionar no Grupo Escolar “Conselheiro Brito Guerra”. No ano de 1937, ensinou em Caraúbas (RN) e, no ano seguinte, em Pau dos Ferros (RN), onde exerceu profícuo trabalho, os quais sejam: Inspetor de Ensino da 5ª Região do Estado e Professor de português do Curso Normal Regional (1952). Na cidade do Natal (RN), em 1955, foi Inspetor de Ensino da Zona Litorânea do Estado, aposentando-se nesta atividade no ano de 1959.

Aposentado, trabalhou, ainda, na Seção Militar do Departamento de Estatística do Estado, Secretaria de Educação e Cultura e Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Além disso, deixou “[...] trabalhos de pesquisa, publicados na Revista do IHG-RN. Há, porém, um inédito sobre o município de Martins” (José Jácome Barreto).

O Professor Manoel Jácome de Lima faleceu em Natal, aos vinte e dois dias de outubro de 1980, com 92 anos de idade. “Sua vida foi uma afirmação perene de trabalho eficiente e responsável pela causa do ensino, ao qual dedicou grande parte de sua admirável existência” (José Jácome Barreto).



REFERÊNCIA CONSULTADA:



Arquivo da Secretaria de Cultura e Turismo (2015). Manoel Jácome de Lima, por José Jácome Barreto. Pau dos Ferros: s.d


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
LEVANDO O RIO GRANDE DO NORTE ATÉ VOCÊ E PARA O MUNDO - STPM JOTA MARIA - MOSSORÓ-RN, 4 DE FEVEREIRO DE 2014